Nesta última terça-feira, dia 08/01/08, no Centro de Convenções de Brasília, 611 diretores(as) do sistema público de ensino participaram de cerimônia de posse como diretores(as) selecionados em concurso público para dirigir as escolas da rede de educação básica do Distrito Federal.
De acordo com a nova proposta de gestão escolar do Distrito Federal, os(as) diretores(as) deixam de ser indicados(as) e concorrem à vaga por meio de provas objetivas – com foco na gestão escolar – e de provas de títulos, em que são avaliadas, por exemplo, a formação e a experiência dos educadores. Além disso, os candidatos precisam apresentar um plano de trabalho à comunidade escolar, e a permanência no cargo – o mandato é de quatro anos – depende do alcance de metas qualitativas, avaliadas a cada dois anos. Entre as metas, estão a redução em 20% do número de alunos defasados na relação idade-série e o aumento, na mesma proporção, do número de estudantes aprovados.
A nova gestão das escolas do Distrito Federal inclui a autonomia escolar, em que a própria escola assume a tarefa de controlar um orçamento mensal para pequenas despesas, como gastos com limpeza, reparos e pagamento de contas de água, luz e telefone. As escolas, que recebiam R$ 8 mil em parcela única anual e dependiam de licitação para qualquer ação que envolvesse recursos financeiros, agora contarão com até R$ 80 mil por ano distribuídos mensalmente.
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